Como aproximar mais os jovens de todo o concelho?

Na minha humilde opinião, um dos problemas com que os jovens do concelho se deparam é a sua enorme dimensão. Para os jovens que não têm carta de condução e/ou veículo para se poderem deslocar, viver a 3 ou 15 quilómetros de distância da cidade é praticamente a mesma coisa, e torna a participação em qualquer actividade que possa haver muito complicada. Os transportes públicos existentes muitas vezes não são uma alternativa viável, dado o imenso intervalo que chega a haver entre duas carreiras (o que é perfeitamente compreensível, vêem-se muito autocarros quase vazios, viagens mais frequentes provavelmente dariam prejuízo).

Como toda a gente pode constatar, existe uma certa centralização de "tudo" em Ourém e Fátima, por razões óbvias. Para todos os jovens que vivem fora dessas zonas urbanas, o que fazer? Eu penso que uma abordagem para mais actividades/iniciativas/etc. Dirigidas aos jovens também teriam de ter em conta esse aspecto. Nem toda a gente vive em Ourém ou Fátima, nem toda a gente pode (ou quer!) fazer +15Km para ir ver uma banda, um evento cultural, uma exposição.

Então, o que se pode fazer em relação á isso? "Encolher" o concelho não é propriamente uma opção. Penso que uma hipótese passará por tentar colaborar com as muitas Associações Culturais/Recreativas/etc., que existem em virtualmente todas as freguesias.

Talvez articular eventos a nível do concelho todo?

Usar os transportes próprios dessas associações para complementar a rede de transportes público existentes, pelo menos quando há eventos de maior relevo/dimensão a ocorrer um Ourém/Fátima?

Penso que este tipo de cooperação poderá beneficiar toda a população em geral, não só os "jovens".Obviamente isto são apenas ideias, não conheço a dinâmica dessas associações, nem sei até que ponto elas (as ideias) serão viáveis. E como em tudo, a falta de dinheiro pode simplesmente impossibilitar as coisas.

Deixo, portanto, estas ideias, para serem discutidas, criticadas, melhoradas ou simplesmente descartadas, se for caso disso, pela comunidade!

1 Comentário:

Ana Oliveira disse...

Meu querido amigo, hoje cheguei de Lx de expresso a Fátima às 13h30, fui pedir um bilhete para Pinhel e a Sra disse-me que o próximo era as 18h40! Não me venham falar em transportes vazios! Se estão vazios é por uma má gestão da empresa. Não há apenas autocarros de 52 lugares! Aliás, os autocarros da Tejo nem são adaptados a pessoas com deficiências, idosas, gravidas, transportadoras de crianças nem a pessoas que queiram usá-los para ir às compras! Existem autocarros para cerca de 20 pessoas, com uns 10 lugares sentados e 10 em pé! Eu em Lisboa pago por bilhete directo comprado no transporte 1,40€, para percorrer qualquer distancia! Quer uma paragem quer para ir o equivalente de Ourém a Leiria! De Pinhel a Fátima pago 1,75!!!! A Tejo se quisesse punha Ourém com uma rede fantástica de transportes! E acredito que as pessoas não usassem tanto o carro! Até por causa da história das saídas de pessoal novo onde tem de haver 1 100%cool. Assim Ourém não vai longe