Manifesto

É com alguma surpresa que vemos vários sectores da sociedade preocupados com a falta de interesse dos jovens nas questões públicas e com constantes apelos à participação activa dos jovens (vide discurso do Sr. Presidente da República das comemorações do 25 de Abril).

Este movimento não tem o objectivo de responder a esse apelo. Pretendemos, sim, provar que os jovens, dando-lhes espaço e oportunidade, se conseguem organizar e desse modo ter uma voz activa e importante na sociedade.

Não estamos envolvidos em lutas partidárias internas: concentramo-nos nas ideias!

Não nos julgamos um grupo pseudo-elitista: nós damos a cara e lutamos pelas nossas propostas!

Este não é um grupo fechado. Queremos a participação de todos. Não que adiram às nossas propostas e ideias, mas que colaborem connosco, de futuro, através de uma discussão colectiva em torno do que se tem que fazer no concelho, em termos de medidas e decisões que respeitem aos jovens.

Todos sabemos da grande dimensão do concelho, que por vezes tem levado a conflitos de territorialidade dentro dele. Nós não olhamos ao território. Olhamos à potencialidade do concelho como um todo, unidos no gostar da nossa terra, porque é preciso e possível fazer mais: mais condições para os jovens, mais preocupação com as necessidades dos jovens, melhor aproveitamento das capacidades que a juventude do concelho tem demonstrado.

Em suma, não nos conformamos! Não te deixes também tu conformar.

Porque unidos conseguimos mais, vamos Pôr Ourém a Participar!

MOV.POP

2 comentários:

Anônimo disse...

Boa noite.
Bem... fiquei tambem um bocado perplexa com alguns dos comentários do presidente da re+ublica. falam-nos de que os jovens cada vez mais se calam perante as coisas. não digo que seja mentira. mas pergunto, temos condições para isso?

sem duvida alguma, Ourém tem de se mexer!!

Ana

Alexandre disse...

Bem, devo dizer que esta é uma iniciativa bastante interessante. Os meus parabéns aos fundadores deste Movimento.

Ourém é um concelho com grandes potencialidades: tem património histórico, cultural, natural, e gastronómico; tem um território com grande dimensão (o que pode levar a rivalidades mas que também pode ser uma vantagem); e, apesar de estar no Interior, possui uma juventude bastante dinâmica.

O que é preciso são ideias de como desenvolver Ourém, e, posteriormente, pô-las em prática.