Sugestões culturais e sociais

Depois de ler o manifesto explicando este movimento fiquei empolgado pelo facto de não ser o unico a pensar que o nosso concelho precisa de algo novo. Algo que quebre a monotonia cultural e social que na minha opinião se tem instalado nestes últimos anos e que consequentemente, na minha opinião, é o causador do desinteresse pela nossa terra.

Por isso, e porque penso que o nosso concelho tem potencial para evoluir mais, acho que deviamos começar por pensar numa maneira de criar eventos culturais e socias que unissem mais a população jovem do nosso concelho, e que nos dessem motivos de orgulho para dizer em voz alta o nome do nosso concelho.

Numa segunda fase, tentando em conjunto com os representantes do municipio intervir mais a fundo e criar espaços que realmente sirvam o concelho e tenham alguma utilidade para a população, como por exemplo espaços de lazer, que possa concentrar a população no âmbito cultural. Estes espaços a meu ver são um dos pontos principais para podermos dinamizar o concelho, pois estariam direccionados para a população, no intuito de incentivar os cidadãos a trocar o passeio do domingo á praia, por uma ida ao centro da sua cidade. Por exemplo acho que seria interessante criar um festival de rua, virado para todo o tipo de artes com animação nocturna, etc... é coisa que se ouve pouco falar no nosso concelho é a arte.

Ficam aqui algumas das minhas ideias ainda um pouco superficíais, mas com vontade de evoluir e claro que só será possivel com a ajuda de todos.

1 Comentário:

Alexandre disse...

Concordo plenamente. Sem cultura, os jovens (e o resto da população) desinteressam-se. Por outro lado, cidades que apostam em eventos culturais têm maior visibilidade.

Creio que se deveria apostar na arte e animação. E é algo que nem sequer necessita de grandes recursos financeiros.

Por exemplo, organizar concertos ao vivo com as "bandas de garagem" (à falta de melhor denominação) do concelho, em que se tocassem covers (além de músicas originais das bandas).

Outro exemplo seria o teatro. Não digo peças do Shakespeare, pois creio que isso seria um bocado "pesado" demais para os gostos da maioria dos jovens. Mas podiam ser peças humorísticas (stand-up comedy e sketches), que é um género que tem muita popularidade desde os Gato Fedorento. E não seria necessário contractar grupos de teatro profissionais, podia-se formar um grupo amador. Eu próprio formei um quando andei na Secundária para representar sketches em aulas, e correu bem.

A música e o humor são duas áreas que poderiam colmatar rapidamente algumas das lacunas culturais de Ourém, sem se ter de gastar fortunas.